Filiação da UMP-BA

UNMP
CMP

Usuários On-line

Temos 3 visitantes on-line
Início seta História da UMP-BA
História PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
27-Ago-2007

Em 1999, líderes de bairros reuniram-se para construir a atual UNIÃO por Moradia Popular da Bahia. O objetivo era organizar as diferentes comunidades de habitantes de Salvador, criando um movimento social forte que pudesse apoiar as reivindicações dos bairros e melhorar as condições de vida das pessoas que moram em bairros populares. A União por Moradia Popular, UMP-BA, entidade civil, sem fins lucrativos, foi fundada oficialmente no dia 02 de janeiro de 2004. Participaram do incício da UMP-BA entidades do movimento popular como: Gameleira, Bairro da Paz, Castelo Branco, Boiadeiro, Alto do Cabrito, Cajazeiras XI, Sta Rosa de Lima, Dom Lucas, Movimento Dois de Julho, Joanes Leste todas em Salvador-Ba, alem de ACUPE em Feira de Santana e Lauro de Freitas. Dez anos depois, a UMP-BA articula-se com comunidades da Bahia no Recôncavo, Cruz das Almas, com um novo grupo em Feira de Santana, Camaçari, Conde, Barreiras, Irecê e Angical.

A União Por Moradia Popular-UMP-BA tem como objetivo a busca por alternativas para a implantação de políticas habitacionais para os interesses da população de baixa renda articulando e organizando os movimentos e entidades em seus diversos níveis, estimulando a integração e a solidariedade entre as associações, apoiando as manifestações e iniciativas em favor das mesmas, assessorando técnico, jurídico e administrativamente na implantação de projetos de regularização fundiária, de requalificação habitacional e de construção de moradia digna, principalmente sob forma de cooperativas habitacionais, participando na formação de empreendimentos solidários sob o regime de mutirão e autogestão popular e firmando parcerias com entidades públicas e privadas a fim de viabilizar nossas finalidades de: realizar e manter programas de assessoria, estimular e desenvolver atividades de promoção humana, comunitária, cultural, de saúde e educacional às populações de baixa renda e realizar, promover ou patrocinar debates, conferências, seminários, cursos congressos, publicações sobretudo a respeito de habitação, ao direito à cidade, ao uso e ocupação do solo e em defesa de todos os direitos difusos e coletivos.

A UMP-BA é apoiada pelo Centro Cooperativo Sueco e pelo CREA-BA e é assessorada e pelo CAAP, THABA e Reitoria de Pró-Extensão Comunitária da UCSal. A UMP se articula com a FABS, o MSTS, o Fórum de Cooperativas Populares-BA e o Núcleo Baiano de Planos Diretores Participativo. Em nível nacional, somos filiados à União Nacional por Moradia Popular (UNMP), ao Fórum Nacional da Reforma Urbana e à Central dos Movimentos Populares.

Atualizado em ( 12-Nov-2008 )
 

Agenda

« < Setembro 2017 > »
D Sg T Q Q Se
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Próximas datas

Nenhum evento
© 2017 UNIÃO por Moradia Popular Bahia: autogestão e reforma urbana
JoomlaClube - Comunidade do Joomla no Brasil
Joomla! é um software livre disponibilizado sob licença GNU/GPL.