Filiação da UMP-BA

UNMP
CMP

Usuários On-line

Temos 2 visitantes on-line
Início seta Eventos e mobilizações seta Relátorio das atividades da UMP-BA no fórum social mundial
Relátorio das atividades da UMP-BA no fórum social mundial PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
06-Abr-2009

O intercambio entre as ong's Huairou Commission de Nova york, Espaço Feminista de Pernambuco e os movimentos sociais através da União Nacional por Moradia Popular e a Rede Mulher & Habitat resultou na articulação que iniciou no FSM.

Objetivos do Processo
Um processo  de dezoito meses foi iniciado onde o principal objectivo é reforçar a organização e participação das mulheres na tomada de decisões no âmbito dos seus respectivos movimentos sociais e para reforçar as ligações entre os grupos de mulheres para defender seus direitos à terra e moradia nas zonas rurais e urbanas.

O processo deverá também:
• Proporcionar a oportunidade para as mulheres líderes populares e organizações de mulheres das zonas urbanas e rurais como também as quilombolas reforçando a sua organização dentro dos diferentes contextos e os seus conhecimentos e aumentar a capacidade de intervir em suas comunidades e movimentos sociais;

• Proporcionar uma oportunidade de troca de experiências e estratégias entre as mulheres de diferentes regiões e contextos sociais e para a ligação entre as questões urbanas e rurais;

• Divulgar e fortalecer a campanha de terra e moradia da Huairou Commission nos diversos eventos do FSM, dando maior visibilidade à campanha;

• Reforçar e manter um processo de ação, discussão e intercâmbio entre os diferentes grupos em torno das questões da terra e moradia - dentro de uma perspectiva regional e nacional -a fim de consolidar as práticas e conhecimentos - do local ao nacional - dando condição a mulher para avançar na luta a o acesso à terra e moradia.

Por ultimo, como foi debatido, esse processo esta sendo fortalecido para que haja uma plataforma consolidada durante esses 18 meses a partir do Fórum Social Mundial ate o Fórum Urbano Mundial V em 2010 que sera realizado no Rio e onde a Huairou Commission estara tambem organizando a II Academia de Mulheres Lideres Populares da America Latina antes do forum. Está previsto que os resultados da ligacao das mulheres dos movimentos urbanos e rurais, incluindo as quilombolas, tenha em vista o desenvolvimento e fortalecimento dessas mulheres que estaram trabalhando conjuntamente e que serão capturados e apresentados durante o Fórum Urbano Mundial V.

Comentário do FSM:

Foram dez dias Inesquecíveis. Desde do primeiro dia de viagem até na hora do embarque de volta ( 24 de janeiro a 3 de fevereiro de 2009). Foi um intenso período no qual passei deliciosas experiências e conhecimentos inigualáveis. Mantive contado com mulheres de movimentos sócias de Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Pará e outros. Além de participarmos das oficinas nas tendas do Forum, nos reuníamos  pela noite no espaço da pousada para discutirmos sobre as palestras assistida no dia. Daí procurávamos ajudar uma as outra para a compreensão e interpretação para o seu contexto de vida e movimento.

Demos prioridades para participar de palestra sobre:

Direitos Humanos e Movimentos Sociais;

Meio Ambiente e a Mulher;

Intercambio Internacional dos Movimentos por Moradia;

Mulheres e suas conquistas nos movimentos sóciais por moradia;

Reforma urbana e rural.

Firmamos compromissos e agendas como, por exemplo:

Continuidade do Intercambio;

·         Julho 2009 - Oficina de Capacitação em Salvador, com 25 mulheres que participaram do processo FSM e 5 de outras mulheres sem terra UNMP  da Bahia e São Paulo. Mais uma vez, a troca será constituído de visita a uma comunidade auto-construção e uma área urbana ocupada em Salvador um acampamento sem terra local e uma área de Quilombola. A metodologia será semelhante a nossa última troca (em Belém), com a visita, discussão e apresentação das questões. O objectivo consiste em ver, analisar, discutir e receber novas informações, assim como dar prosseguimento na agenda da plataforma consolidada.

·         Uma agenda de eventos propostos pelos os movimentos sociais urbanos e rurais e pelas ONG's, também será compartilhada com todas as mulheres, permitindo-lhes interagir nas diferentes atividades através de uma site e/ou página na net que o Espaço Feminista ficou responsável em gerir.

 

 
< Anterior   Próximo >

Agenda

« < Setembro 2017 > »
D Sg T Q Q Se
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Próximas datas

Nenhum evento
© 2017 UNIÃO por Moradia Popular Bahia: autogestão e reforma urbana
JoomlaClube - Comunidade do Joomla no Brasil
Joomla! é um software livre disponibilizado sob licença GNU/GPL.